Conheça a história do deputado
João Bosco
Uma trajetória de vida coroada de sucesso, desenvolvida com muita competência, ética, lealdade, fidelidade e inovação na maneira de fazer política. Nos 03 mandatos como Deputados Estadual 1991/1994, 1995/1998 e 1999/2002, foi votado, voltou para agradecer o voto recebido nas comunidades dos municípios e segmentos organizados onde foi votado, não deixou nenhuma promessa, no entanto graças a sua abnegação superou todas as demandas tendo ficado conhecido como “O DEPUTADO QUE NÃO PROMETE, FAZ”.
João Bosco Paz Rebouças nasceu na cidade de Russas Estado do Ceará em 08 de abril de 1954, filho de José Paz Rebouças (barbeiro) e de Maria Amélia Rebouças (do lar). É o terceiro filho de uma família de 06, sendo 02 homens e 04 mulheres. Vitima de um acidente, perdeu seu pai prematuramente quando tinha apenas 06 anos, cabendo a sobrevivência e educação da família a sua genitora que passou a desenvolver as atividades de pai e mãe e não hesitou em assumir honrosa responsabilidade.
Muito religiosa, logo cedo conduziu seus filhos para o caminho da igreja e da Escola. Foi orientada por parentes a ir criar seus filhos na zona rural do município, no entanto ela resistiu e disse: “Posso passar fome juntamente com meus filhos mais é aqui na cidade que vou lutar para educá-los, pois é na sede do município que tem uma educação de melhor qualidade”.
Iniciou e concluiu o ensino fundamental na escola pública mais precisamente na Escola de Ensino Fundamental Manoel Matoso Filho e o ensino médio no Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, oportunidade onde participou de grupo de jovens: Topa Tudo, Leo Clube e do Grêmio Estudantil. Atualmente cursa Ciências Contábeis na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Participou como atleta dos Jogos Escolares do Vale do Jaguaribe nas modalidades de: Vôlei, Basquete e Tênis de Mesa, modalidade onde se sagrou vice-campeão.
Foi treinador de Tênis de Mesa masculino e feminino e conquistou medalhas de campeão e vice; treinador de Handebol feminino tendo também conquistado o vice-campeonato; treinador da seleção de futebol de campo de Russas – GERUS tendo ficado dois anos invictos não obstante ter jogo toda semana; treinador da seleção de futebol de campo do município de Mombaça durante o campeonato Inter-Municipal, promovido pela Federação Cearense de Futebol, tendo classificado para faze semifinal.
Aos 18 anos quando estava servindo ao exercito brasileiro participou de uma seleção juntamente com mais dois candidatos para uma vaga de escrevente/datilógrafo do Cartório Rantzau, tendo sido classificado em primeiro lugar, conquistando seu primeiro emprego que considera ter sido seu grande aprendizado para vida profissional além de ter passado a ajudar sua mãe nas despesas da família. Três anos depois passou em concurso público para Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – EBCT onde trabalhou 04 anos, tendo sido agraciado como telegrafista padrão.
Apesar de trabalhar e estudar ainda encontrava tempo para se preparar para concurso e no período em que estava trabalhando na EBCT foi aprovado nos seguintes concursos públicos: Banco do Estado do Ceará S/A – BEC, Companhia de Eletricidade do Ceará – COELCE, Instituto Nacional de Previdência Social, Polícia Rodoviária Federal e Banco do Nordeste do Brasil S/A. Fez opção pelo Banco do Estado do Ceará onde iniciou sua carreira em dezembro do ano de 1979 e depois de passar por todas as carteiras e cargos comissionados, inclusive subgerente, em 1984 foi designado para assumir a Gerência do Banco na cidade de Mombaça no Estado do Ceará, tendo deixado a Agência como segundo maior lucro e a primeira em captação de recursos o que lhe rendeu por parte da Diretoria, convite para assumir uma das Agências do BEC de Fortaleza, Salvador ou Recife.
Em 1986 recebeu o convite do então candidato a Governador pelo Estado do Ceará Dr. Tasso Ribeiro Jereissati para coordenar sua campanha na região Jaguaribana onde nasceu. Como reconhecia ser o então candidato Tasso a esperança de uma renovação política/administrativa para o Estado do Ceará, mesmo contrariando a Diretoria do Banco e principalmente a sua esposa, licenciou-se do Banco e aceitou o convite e o candidato Tasso foi vitorioso no Vale do Jaguaribe e no Estado do Ceara. Em 1987 o Governador eleito Tasso Jereissati o nomeou para Diretor Administrativo/Financeiro do Serviço de Processamento de Dados do Estado do Ceara – SEPROCE, onde realizou o saneamento financeiro do Órgão.
Em 1988 foi nomeado Diretor do Departamento de Articulação Política do Governo com a missão dupla de coordenar politicamente 55 municípios do Estado alguns da região metropolitana, todos da região do baixo, médio e alto Jaguaribe e todos os municípios da região do sertão central. Em 1989 o Governo impôs sua candidatura a Prefeito de Russas e por considerar que ainda era muito inexperiente na política e dado a fragilidade política do Governo com o rompimento do então Deputado Estadual Agací Fernandes, resolveu cooptar todas as lideranças que fazia oposição no município e apoiou os Candidatos a Prefeito Dr. Francisco Nunes e Scipião Maia como vice, tendo os mesmo sido eleitos e registrado sua primeira vitória política em sua terra natal.
Em 1994 foi reeleito com 23.978 votos e em 1998 foi novamente reeleito com 28.136 votos. Implantou uma maneira diferente de fazer política, voltou a todas as comunidades dos municípios que foi votado para agradecer os votos recebidos e aproveitou a oportunidade para priorizar 03 pleitos e mesmo sem deixar nenhuma promessa teve comunidade que chegou a conquistar 10 obras/benefícios e o saldo foi positivo em todos os municípios votados. Veja link “realizações”.
O município de Russas conquistou graças ao trabalho do Deputado João Bosco aproximadamente 400 obras/benefícios, pois todas as comunidades dos municípios foram contempladas com uma a dez obras/benefícios: 25 sistemas de abastecimento de água na zona rural com destaque para o distrito do Peixe com adutora de mais de 26 km, São Pedro, Capim Grosso, Jardim de São José e todas as comunidades que ficam à margem esquerda do Rio Jaguaribe/Banabuiú, dentre outras; 14 tratores para o corte de terra dos pequenos produtores; implantação de mais de 30 telefones comunitários; ampliação de abastecimento de água nos domicílios da sede do município, dentre tantas outras obras de pequeno porte mais de grande alcance social.
Como luta para conquista de obras de médio/grande porte destacam-se o Terminal Rodoviário de Russas, Construção do Colégio LICEU (Escola Profissionalizante), Implantação do Projeto Tabuleiros de Russas com capacidade para irrigar aproximadamente 11.000 HA, possibilitando a geração de mais de 20.000 empregos, Implantação da Indústria de Calçados DAKOTA que gera aproximadamente 5.000 empregos diretos, Implantação da Barragem do Castanhão, Implantação do Sistema de Esgoto na Sede do Município, etc. Em seu primeiro ano de mandato 1991 o município de Russas tinha pouco mais de 50% de cobertura de energia elétrica na sede do município e na zona rural. Durante seus 12 anos de mandato parlamentar João Bosco conquistou um feito inédito, conseguindo universalizar a energia elétrica em Russas, ou seja, o que deixou de ser feito em mais de 190 anos o Deputado em 12 anos deixou todas as ruas da sede do município e as comunidades da zona rural com energia elétrica, beneficiando milhares de famílias e promovendo o desenvolvimento sócio-econômico do município.
Com a universalização da energia na sede e zona rural do município de Russas, foram construídas 111 Indústrias Cerâmicas, com isso o município saiu de 06 Cerâmicas em 1990 para 117 atualmente, gerando mais de 5.000 empregos diretos, possibilitando a criação de centenas de Empresas comerciais, proporcionando mais emprego e renda para a população. Russas em 1990 tinha pouco mais de 40 mil habitantes, atualmente tem mais de 80 mil.
Em 1995 foi escolhido pelo Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará um dos 05 melhores Deputados do ano; Em 1998 foi escolhido pelo Jornal o Progresso do município de Horizonte – Ceará o melhor deputado do ano; Em 1999 foi escolhido pelo jornal Correio de Horizonte – Ceará o melhor Deputado da década; Relator Geral do Orçamento do Estado por um período de 02 anos; Membro efetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou irregularidade no Banco do Estado do Ceará – BEC gestão 1995/1998; Membro efetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou irregularidades em Prefeituras do interior do Estado do Ceará.
Foi durante 02 períodos, 04 anos Presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa e teve destaque em discutir com Professores do Estado e Comunidade Escolar a Lei de implantação do FUNDEF e Eleição de Diretores das Escolas Públicas do Estado, oportunidade onde houve uma grande aproximação do Parlamento Estadual com a Comunidade Escolar. Tendo conseguido passar 04 anos sem nenhuma greve de Professores no Estado.
Presidiu ainda por 02 anos a Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, onde priorizou o convencimento as autoridades da área a priorizarem a perenização do Riacho Araibu e do Rio Campo Grande, todos braços do Rio Jaguaribe, cuja perenização iria beneficiar milhares de pequenos proprietários do Baixo Jaguaribe.
Projeto de Lei Nº. 431/2000, Lei Nº. 13.165 de 29/11/2001 que instituiu os consórcios intermunicipais; Projeto de Indicação Nº. 038/97 de 12/06/97, dispõe sobre a instalação de uma Escola Técnica Profissionalizante no município de Russas – Ceará; Projeto de Indicação Nº.060/96 de 12/1296, dispõe sobre o valor da taxa de inscrição para vestibulares das Universidades Estaduais; Projeto de Lei Nº. 026/98 de 11/03/98, dispõe sobre a concessão de licença para os professores da Rede Estadual cursarem mestrado; Projeto de Indicação Nº. 073/97 de 02/09/97, dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de testes vocacionais para alunos da última série do ensino fundamental da Escola Pública; Projeto de Lei Nº. 140/97 de 21/10/97, determina à abertura de bibliotecas das unidades de ensino em dias não úteis; Projeto de Lei Nº. 104/97 de 21/08/97, incluí no currículo do ensino médio conteúdo referente aos primeiros socorros. Lei Nº. 12.825 de 07/07/98, Diário Oficial de 10/07/98; Projeto de Indicação Nº. 123/97 de 22/10/97, dispõe sobre a obrigatoriedade da entrega da documentação necessária a transferência de alunos no prazo máximo de 05 dias pelos estabelecimentos de ensino; Projeto de Lei Nº. 040/95 de 21/03/95, denomina de José Martins de Santiago o terminal rodoviário de Russas. Lei Nº. 12.443 de 24/05/95, Diário Oficial de 30/05/95; Emenda Aditiva Nº. 01/95 ao Projeto de Lei que acompanhou a mensagem Nº. 6.208 de 05/10/95 que teve como objetivo corrigir distorção do plano de cargos e carreiras do magistério, Lei Nº. 12.503. Esta Emenda permitiu aos professores promoção automática ao concluir curso de pós-graduação, o que vem beneficiando milhares de professores da rede Estadual de Ensino. De Março de 2007 à Abril de 2011 exerceu a função de Diretor Administrativo e Financeiro da Central de Abastecimento do Estado do Ceará – CEASA, tendo conseguido fazer o saneamento financeiro da Empresa e não obstante ter reduzido em mais de 50% o valor das taxas cobradas incrementou as receitas da Empresa em mais de 300%. Em Maio/2011 foi nomeado pelo Governador Cid Gomes, Assessor da Diretoria Colegiada da CAGECE. Casado em 1980 com Vera Lúcia, o casal tem 03 filhos: Paulo Bruno Ticyane e Thiago e 07 netos: Maria Eduarda, Alberto, Viviane, Júlia, Lara, Artur e Sofia.