EDITORIAL

Apresentaremos uma síntese da trajetória política do Deputado Estadual João Bosco voltado para uma maneira diferente de fazer política.

Na campanha de 1990, o Senhor João Bosco Paz Rebouças, foi convidado por um grupo de prefeitos e lideranças para concorrer a uma Cadeira de Deputado Estadual. Não obstante ter resistido, esse grupo de lideranças comunicou ao então Governador Tasso Jereissati que estavam decidido a apoiar o nome de João Bosco para concorrer a uma vaga no Parlamento Estadual. João Bosco logo tratou de agendar uma reunião com as lideranças e foi claro ao afirmar que não tinha recursos para bancar a campanha, no entanto estava disposto a realizar reuniões em todas as comunidades dos municípios que seria votado e sem deixar nenhuma falsa expectativa assumiu o compromisso de trabalhar pelo engrandecimento dos municípios, fosse ou não eleito Deputado Estadual.

Como em 1990 os trabalhos políticos iniciavam 06 (seis) meses antes do dia da eleição, houve tempo suficiente para João Bosco fazer reuniões em todas as comunidades dos municípios e ainda fazer visitas domiciliares.

Não deixou nenhuma promessa em nenhuma comunidade, mais assumiu o compromisso de após a eleição voltar para agradecer os votos em todas as comunidades, discutir com o povo a importância de criar uma Associação Comunitária, visto que o Governo do Estado tinha o Programa de Apoio aos Pequenos Agricultores  PAPP, depois mudou para Projeto São José o qual tinha como objetivo estimular o Desenvolvimento Rural em parceria com as Associações Comunitárias.

Apesar de João Bosco haver ficado na segunda suplência como Deputado Estadual, o então Governador eleito Ciro Ferreira Gomes convocou 04 (quatro) Deputados para assumir Secretarias e João Bosco assumiu junto com o Governador sua Cadeira no Parlamento Estadual.

Sem tirar tempo nem para descanso, João Bosco trator de cumprir seu compromisso de campanha e passou a se reunir todos os finais de semana nas localidades dos municípios onde foi votado e conforme aprovação da comunidades em criarem uma Associação Comunitária, logo montou uma equipe em seu Gabinete para no decorrer da semana discutir os estatutos das futuras Entidades e ainda por ocasião da eleição da Diretoria em Assembleia Geral deixou de uma a três principais prioridades aprovadas.

Repetindo os contatos feitos por ocasião da campanha, saiu das reuniões sem deixar nenhuma promessa ou falta expectativa, no entanto deixou o compromisso de lutar para concretizar pelo menos uma das prioridades.

Organizado as Associações e prioridades aprovadas, o Deputado através da sua equipe iniciou o trabalho de preparação dos projetos de todos os municípios e deu entrada na Secretaria responsável para análise dos projetos.

Resultado quantitativo de Obras ou Benefícios conquistado no final de 12 anos como Deputado para cada Município:

 

Município Obras ou Bnefícios
Russas 400
Alto Santo 160
Jaguaruana 89
Piquet Carneiro 74
Chorozinho 63
Pedra Branca 67
Palhano 67
Potiretama 36
Limoeiro do Norte 11
Ibicuitinga 19
Quixeré 12
Iracema 08
Dep. Irapuan Pinheiro 11
Itaiçaba 10
Morada Nova 07
Chaval 04
Tabuleiro do Norte 26
TOTAL 1064

Vale informar que 80% das Obras ou benefícios foram executadas e supervisionadas pelas as Associações Comunitárias que tinham conforme norma do Programa que oferecer 10% de contrapartida e os outros 20% das demais Obras foram executadas em parceria Governo do Estado e Prefeituras.

Considero importante registrar que o montante dos recursos que foram disponibilizados para execução dessas obras chegou a cifra de milhões de reais e pasmem, nenhuma delas houve reclamação dos Órgãos de fiscalização de superfaturamento e, ou qualquer paralização ou inclusão de obras inacabadas.

Não é à toa que passei a ser conhecido como:” O DEPUTADO QUE NÃO PROMETE, FAZ.”

Moral da história, fui chamado de abestado por não ter me beneficiado dos recursos públicos, no entanto estou com minha consciência tranquila e deixo um legado para minha família, meus filhos e netos e a população dos municípios que fui votado, para o povo do Ceará, do Brasil e do Mundo que ainda existe político que respeita os recursos públicos e posso dormir e acordar com a consciência tranquila.

Tenho a mais sóbria consciência que aplicar com honestidade e não se beneficiar dos recursos públicos não é nenhum favor aos eleitores e ao povo dos municípios que fui votado, apenas cumpri minha obrigação como homem público.

Tinha o sonho de encerrar minha carreira política como Prefeito de Russas-Ceará. minha terra natal, para novamente mostrar para o Ceará, Brasil e o Mundo que dar para ser Prefeito sem roubar e não Deixar Roubar e desisti do meu sonho porque não tenho recursos para bancar uma campanha. No entanto, não me arrependo um só momento porque tenho certeza que na hora do Juízo final terei a recompensa divina e espero que ainda haja uma maior conscientização do nosso povo, pois estou apresentando com detalhe, inclusive citando o nome dos distritos e comunidades que receberam os benefícios para facilitar uma possível comprovação do aqui apresentado, inclusive a quantidade de Obras ou benefícios dos demais municípios que fui votado.

Por fim, em um dos Link(s) do site, vou apresentar o Programa dos Consórcios Intermunicipais, fruto de um Projeto de Lei de nossa autoria que apresentei e aprovei na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o qual tem como principal objetivo integrar as administrações municipais em todas as áreas da administração municipal. Esse Programa me garantiu a participação em 03 (três) seminários Internacional, a convite da Fundação Alemã Konrad Adenauer.

O Programa Portas Abertas para o Desenvolvimento Nacional Integrado e Sustentável que tem como principal objetivo também integrar com sustentabilidade as Regiões administrativas através dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Municipal Integrado e Sustentável, Plano Estratégico do Desenvolvimento Micro Regional, Integrado e Sustentável e Plano Estratégico do Desenvolvimento mesorregional, Integrado e Sustentável.

Esse Programa me concedeu a oportunidade de apresentá-lo em vários Ministérios e Órgãos, conforme pode ser comprovado data, hora da apresentação e Órgãos no nosso Curriculum, anexo ao nosso site.

Técnicos do Ministério da Integração Nacional o considerou audacioso e revolucionário, e justificou sua não aplicação pelo motivo de na época ainda não ter sido aprovado o Orçamento impositivo, atualmente já aprovado.

Vale informar que dispomos de ambos Programas devidamente detalhado com etapas e até minuta de agenda para apresentação nas regiões Municipais, micro e mesorregiões Estaduais.

Agora, fora da política e na qualidade de Consultor meu sonho continua repleto de entusiasmos para apresentá-lo aos técnicos do Ministério devido e discutirmos sua possível implantação em nível Nacional, portanto para manter contato conosco, ligue (085) 99984-3950 ou envie um e-mail para: jbpr@secrel.com.br ou www.depjoaobosco.com.br