Voltar para realizações

Sistema de abastecimento de agua da Zona Rural

Em 190 anos Russas conseguiu implantar Rede de Distribuição domiciliar em apenas 03 Distritos. O Deputado Estadual João Bosco conseguiu em 12 anos abastecimento de agua para 03 Distritos e 22 comunidades. Até o final do ano de 1990, o Município de Russas tinha implantado na Zona Rural do Município, abastecimento e Rede de Distribuição De água nos Distritos de Flores, São João de Deus e Bonhu. Como Russas foi emancipado em 1801, o Município levou 190 (cento e noventa) anos para implantar somente 03 (três) Sistemas de Abastecimento de Água na Zona Rural do Município. Em 1991, João Bosco se elege Deputado Estadual e sem deixar nenhuma promessa ou

falsa expectativa durante a campanha e levando-se em consideração que o Governo do Estado tinha o Programa de Apoio aos Pequenos Produtores – PAPP, que foi sucedido depois pelo Projeto São José, eleito Deputado, Logo no início do ano voltou a todas as comunidades dos municípios que havia sido votado para agradecer os votos e na oportunidade priorizou de uma a três obras para comunidade, não tendo deixado nenhuma promessa e sim assumindo o compromisso de lutar para viabilizar pelo menos uma das prioridades, apresentou sua equipe que orientaria a fundarem a Associação Comunitária.

Ato continuo ordenou a preparação dos Projetos priorizados. Deu entrada na secretaria fim do Governo e o resultado somente para o Município de Russas foi o seguinte: De 1991 inicio do primeiro mandato do Deputado João Bosco até o final do ano de 2002, portanto em 12 (doze) anos de Mandato Parlamentar, somente para o Município de Russas, João Bosco consegui em parceria com a Secretaria fim do Governo do Estado e as Associações comunitárias a liberação de 25 (vinte) e cinco Projetos de Abastecimento de Agua para as comunidades da Zona Rural do município de Russas os quais passamos a identificá-los: 

1) Distrito de Jardim de São José, 

2) Distrito do Peixe, viabilizado com a implantação de uma adutora de 26 KM saindo da Sede do Município de Russas, cruzando a BR 116 até o Distrito do Peixe e ainda foi implantado a rede de distribuição, tendo resolvido a falta de Agua em toda a região, 

3) Distrito de Lagoa Grande, e nas comunidades de: 

4) Jaburu I e II, 

5) Gracismões I e II, 

6) Macambira,

7) Ramal de Flores, 

8) Miguel Pereira do Mauro, 

9) Sitio Canto I e II, 

10) Pitombeira I e II, 

11) Sítio Paraiso I, II e III, 

12) Pau Darco, 

13) Bom Sucesso, 

14) Serra do Vieira, 

15) Bento Pereira, 

16) Boa Vista, 

17) Borges de Russas, 

18) Capim Grosso, 

19) Caraúbas, 

20) Macapá, 

21) Miguel Pereira, 

22) São Pedro, 

23) Piauí, 

24) Timbaúba e

25)Divertido

beneficiando milhares de famílias. Conseguiu ainda a implantação de dezenas de Poços Profundos para atender as comunidades da Região da Mata. Vale informar que todos esses Projetos foram realizados com a parceria do Governo do Estado e as Associações Comunitárias que entrou com 10% e o que é mais importante, todos os projetos foram desde o processo licitatório acompanhado por representante do Ministério Público e Chefes de Órgãos do Estado e do Município, Presidente ou representante da União das Associações Comunitárias de Russas e nenhum projeto teve denuncia de superfaturamento, mal aplicação dos recursos ou Obras inacabadas. 

Essas obras beneficiaram milhares de famílias. Percebam como ainda dá para aplicar com seriedade os recursos públicos.