Deputado João Bosco consegue a Implantação em Russas do maior Projeto de Irrigação do País.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS com base nas diretrizes do PROINE, realizou estudo de viabilidade técnica para implantação de 15.000 hectare de solos irrigáveis no Perímetro Irrigado do Vale do Jaguaribe.
O DNOCS dividiu a PITR em duas Etapas. A Primeira Etapa iniciou no ano de 1992, totalizando 10.765 hectares e a segunda com 3.365 hectares, no início de 2008. Em 1991 se Elegeu para Deputado Estadual para representar o município de Russas e da Região do Vale do Jaguaribe o Senhor João Bosco que foi procurado por técnicos do DNOCS que lhe pediram para fazer fazer uma visita ao Dr. Luiz Marques, então Diretor Geral do Órgão para juntos, encontrarmos uma solução para contornar o alto grau de rejeição por parte dos proprietários para implantação do Projeto, pois por ocasião das visitas as propriedades, os técnicos estavam sendo muito mal recebidos, inclusive vários proprietários os recebiam armados.
Imediatamente o Deputado João Bosco agendou uma audiência com o Diretor Geral e na oportunidade o Dr. Luiz Marques disse para ao Deputado que algumas lideranças politicas de Russas vinham usando as rádios locais para incentivar os proprietários do Perímetro a não permitir que os técnicos fizessem o cadastro das suas propriedades porque o Departamento não iam indenizá-los e que caso não fosse contornado essa rejeição daria parecer contrario a implantação do Projeto, pois não podia deixar seus técnicos correrem risco de vida. De imediato, o Deputado falou que esse Projeto representava um grande impulso na geração de empregos e desenvolvimento econômico de todo o Vale do Jaguaribe e solicitou ao Diretor uma equipe de técnicos do DNOCS e no prazo de uma semana realizar 04 (quatro) reuniões dentro do perímetro ocasião onze concederia entrevista em todas as Rádios da Região, onde ia convidar os proprietários para as reuniões e que na oportunidade já informaria sua posição favorável a implantação do Projeto e também informaria que por ocasião das reuniões presentaria um advogado de sua confiança para ficar a disposição dos proprietários e que ao mesmo tempo em que declarava seu apoio a implantação do Projeto, jamais admitiriam que seus conterrâneos proprietários viessem a ser enganados.
O Deputado João Bosco durante toda a semana concedeu entrevista a todas as Rádios da Região. Um fato importante de ser lembrado: Como tinha o maior numero de proprietários, a última reunião foi programada para acontecer às 19:00 horas no Distrito do Peixe, quando chegamos ao Distrito tinha aproximadamente duas mil pessoas entre proprietários e curiosos aí o Dr. Virgílio chefe da equipe me chamou e me perguntou se eu garantiria a segurança dos técnicos e de pronto na qualidade de Deputado Estadual, representante daquele povo, me responsabilizei. Sem mais delongas abri a reunião afirmando o que já havia falado através das Rádios e no momento já apresentei o advogado que ficariam a disposição deles e afirmei perante os técnicos do DNOCS que eles transmitissem ao Diretor Geral que da maneira como estava convencendo meus conterrâneos a concordarem com a implantação do Projeto, assumi também com os proprietários o compromisso de não deixar que nenhum proprietário deixasse de receber sua indenização.
Concluimos a reunião com aplausos dos presentes e todos receberam suas indenizações e foi felicidade geral. Atualmente, o Projeto de Irrigação Tabuleiros de Russas é Modelo para o País com faturamento de R$91.9 Milhões com a produção de 87.1 toneladas de frutas Olerícolas e Hortícolas além de está gerando milhares de empregos.